Sericaia

0
Sericaia
Sericaia
Sericaia é um doce de origem indiana que veio para o Brasil via Portugal, na época da colonização. Segundo Câmara Cascudo, em texto escrito na década de 1960, o sericaia era popular no Brasil. Tratava-se de uma espécie de creme feito de leite, açúcar e ovos.

Sericaia tem Diversas versões que alteram a receita original, mas mantendo os seguintes pontos em comum: “o leite é fervido antes de serem acrescentados os demais ingredientes, a receita vai ao forno e tem consistência de creme”.

Cascudo descreve ainda em seu texto três versões do doce no Brasil: uma em Pelotas (RS), baseada no livro Doces de Pelotas (Porto Alegre (RS), 1959), de Arminda Mendonça Detroyat – leva gemas, leite, clara, açúcar e manteiga, e é assado no forno; outra, na Bahia – leva, no lugar do açúcar, rapadura e baunilha, podendo-se usar leite de coco no lugar do leite de vaca.

A versão paulista adiciona fatias de pão embebidas no leite, em camadas, polvilhadas com açúcar e canela e fatias de queijo fresco. Para Cascudo, a receita de Pelotas era a que mais se aproximava da original que foi perdida.

Sericaia

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 250 gr de açúcar
  • 60 gr de farinha de trigo
  • 1/2 lt de leite
  • q.b. de limão
  • 1 pau de canela
  • q.b. de sal refinado
  • 2 colher (sopa) de canela em pó

Preparação:

  1. Bata as gemas com o açúcar até obter creme fofo e esbranquiçado.
  2. Ai parte dissolva a farinha no leite previamente fervido um um pau de canela, casca de limão e uma pitada de sal fino.
  3. Adicione o leite à mistura de gemas e açúcar e misture.
  4. Leve a engrossar sobre lume brando, mexendo sempre no fundo uma colher de pau.
  5. Retire e deixe arrefecer.
  6. Bata as claras em castelo bem firme e adicione-as as cuidadosamente ao preparado anterior.
  7. Ligue o forno a 200ºc e coloque um prato de barro á aquecer vazio (eu coloquei num pirex), depois de quente deite a massa às colheradas desencontradas. Polvilhe abundantemente com canela em pó, e leve a forno que já está aquecido a 200ºC, até o doce abrir fendas.

Gostou? Curta nossa Página no Facebook e no G+ Assim você não perde nossas novas receitas e dicas, compartilhe para que mais pessoas possam conhecer essa receita.

Classifique essa receita
[Total 0 Media: 0]