Saiba os benefícios das nozes na alimentação saudável

0
Saiba os benefícios das nozes na alimentação saudável
Saiba os benefícios das nozes na alimentação saudável
Saiba os benefícios das nozes na alimentação saudável, As nozes são uma grande fonte de nutrientes, é um dos alimentos mais saudáveis que alguém pode comer.

As nozes são ricas na vitamina E (um grande antioxidante), vitaminas no complexo B, fibras, proteínas, cálcio, magnésio, cobre e L- arginina. As nozes ainda contém omega 3.

Saiba os benefícios das nozes na alimentação saudável

nozesSaiba os benefícios das nozes na alimentação saudável
Saiba os benefícios das nozes na alimentação saudável

Qualidade de antioxidantes é um dos diferenciais. Estudo aponta que sete unidades por dia é o suficiente.
Um novo estudo posicionou as nozes no topo da lista frutas oleaginosas. No  24º encontro da American Chemical Society, um pesquisador apresentou uma análise mostrando que as nozes têm a melhor combinação de antioxidantes (que protegem o organismo do efeito negativo dos radicais livres) e contêm mais quantidades dessas substâncias do que qualquer outra fruta do tipo. No ranking, as nozes passaram o amendoim, amêndoas, nozes pecan, pistache e outros tipos de oleaginosas. “Um punhado de nozes contém quase duas vezes mais antioxidantes do que o equivalente de qualquer outra castanha que normalmente consumimos”, afirma o autor do estudo, Joe Vinson, da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos. Por isso, deveriam ser incluídas na dieta diária das pessoas: apenas sete nozes seriam suficientes.
Vinson observou que as oleaginosas em geral têm uma combinação incomum de benefícios nutricionais – além dos antioxidantes –, tudo embalado e já pronto para o consumo. Essas frutas contêm abundantes quantidades de proteínas de alto valor biológico que podem substituir a carne, vitaminas e minerais, fibras e não contêm leite nem glúten, que podem causar crises alérgicas. Estudos pelo mundo afora associaram o consumo regular de pequenas porções de oleaginosas ou manteiga de amendoim à redução do risco de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, cálculos biliares, diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde.

Apesar das pesquisas anteriores, cientistas ainda não haviam comparado a quantidade e qualidade de antioxidantes presentes em diferentes tipos de frutas oleaginosas. Com seu estudo, Vinson preencheu essa lacuna, analisando os antioxidantes em nove tipos de frutas: nozes, amêndoas, amendoim, pistache, avelã, castanha-do-pará, castanha de caju, macadâmia e nozes pecan. As nozes têm as maiores quantidades de antioxidantes e a qualidade, ou potência, dos antioxidantes presentes nelas é melhor. Aqui, eles são de 2 a 15 vezes mais potentes que a vitamina E, conhecida por proteger o corpo dos danos naturais envolvidos em diversas doenças. Há outra vantagem em escolher as nozes como fonte de antioxidante, segundo ele. O calor usado para assar castanhas em geral reduz a qualidade dessas substâncias. E, como as pessoas normalmente comem nozes cruas, conseguem maior eficácia de seus benefícios para a saúde.

nozes 1Apesar de tantas vantagens, os estudos de Vinson mostraram que elas são responsáveis apenas por 8% dos antioxidantes consumidos por dia em uma dieta tradicional. Muitas pessoas acham que essas frutas não são um alimento saudável. Outras estão preocupadas com o peso, já que elas são calóricas e ricas em gorduras. Por outro lado, elas contêm muito mais gorduras poli-insaturadas e mono saturadas do que saturadas, que entopem as artérias. Quanto às calorias, comer nozes não parece contribuir para o aumento de peso e até ajuda as pessoas a se sentirem saciadas, fazendo-as comer menos. Um estudo americano de 2009 mostrou que o consumo de nozes estava associado a uma redução significativa do risco de ganho de peso e obesidade.

7 Benefícios das nozes na Saúde.

  1. ajudam a combater a diabetes tipo 2
  2. Ajudam a prevenir a arteriosclerose.
  3. Ajudam a combater a fadiga e o cansaço físico.
  4. Ajudam a prevenir a angina de peito e outros problemas cardíacos.
  5. Ajudam a combater o colesterol ruim (ver aqui o que é o mau colesterol
  6. Ajudam a prevenir e a combater transtornos sexuais (impotência sexual) e de esterilidade.
  7. Ajudam a prevenir problemas do sistema nervoso (doenças neurodegenerativas  melhora da função cognitiva durante o envelhecimento)

Combate o Alzheimer:

Segundo estudos conclui-se que o extrato de nozes tem efeitos protetores contra o estresse oxidativo e a morte das células que se produzem no cérebro das pessoas que sofrem de Alzheimer. Isso acontece devido à quantidade de ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo ômega-3 de origem vegetal.

Antioxidante:

A noz é o fruto seco com mais antioxidantes. Segundo o autor do estudos, 7 nozes ao dia é suficiente para reduzir o risco de sofrer de diabetes, problemas cardiovasculares e até cancro.

Coração saudável:

Ao comer nozes diariamente cerca de 7 nozes ao dia, estamos a contribuir para a prevenção de doenças do coração, reduz 30% das probabilidades de sofrer doenças cardiovasculares e reduz 40% das probabilidades de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral).

Reduz a gordura:

As nozes também podem diminuir o peso, uma vez que a serotonina também é responsável pela melhora na transmissão de sinais nervosos, reduzindo a sensação de fome e a concentração de substâncias relacionadas com a inflamação. A substância também combate a obesidade abdominal, a hipertensão e melhora a saúde cardíaca.

Gostou? Curta nossa Página no Facebook e no G+ Assim você não perde nossas novas receitas e dicas, compartilhe para que mais pessoas possam conhecer essa receita.

Classifique essa receita
[Total 0 Media: 0]

Deixe seu Comentário, sugestão ou Duvida