Receita de Pão de Ló Caseiro

Pão de Ló Caseiro 5/5 (3)

Receita de Pão de Ló Caseiro, aprenda como fazer um pão de ló simples e fácil, também chamado de bolo esponjoso é um bolo (por vezes, pode ser considerado um doce) criado pelo cozinheiro genovês Glovan Battista Cabona que, em sua receita original, era elaborado com ovos, açúcar e farinha de trigo e sem fermento ou xarope.

Receita de Pão de Ló Caseiro

Receita de Pão de Ló Caseiro

Xtudoreceitas.com
Receita de Pão de Ló Caseiro, aprenda como fazer um pão de ló simples e fácil, também chamado de bolo esponjoso é um bolo (por vezes, pode ser considerado um doce) criado pelo cozinheiro genovês Glovan Battista Cabona que, em sua receita original, era elaborado com ovos, açúcar e farinha de trigo e sem fermento ou xarope.
Receita de Pão de Ló Caseiro
5 from 1 vote
Compartilhar por texto
Tempo De Preparação 20 minutos
Tempo Do Cozinheiro 20 minutos
Tempo Total 40 minutos
Curso Bolos, Pães
Cozinha Brasileira
Porções 8
Calorias 280 kcal

Ingredientes
  

  • 5 unidades de Ovos
  • 10 unidades de Gemas
  • 200 gramas de de Farinha
  • 300 gramas de de Açúcar

Instruções
 

  • Numa tigela grande deita os ovos e gemas e começa a bater com uma batedeira acrescentando o açúcar aos poucos até ficar tudo incorporado, tens de bater pelo menos uns 20 a 30 minutos (que tradicionalmente era batido á mão por muito mais tempo), tu queres uma creme super suave e batido.
  • Passado esse tempo, vais começar a incorporar a farinha peneirando e envolvendo com a ajuda de uma colher de pau até toda a farinha estar envolvida.
  • Agora tradicionalmente o o Pão de Ló é feito num alguidar de cerâmica para pão de ló que é forrado com folhas de papel cavalinho de forma a criar um selo para o Pão de Ló (e também cria uma forma tradicional para transportar o Pão-de-Ló).
  • Depois de deitares a massa no alguidar forrado, tu tapas com outro alguidar e levas a cozer num forno quente a uns 225ºC durante 40 a 45 minutos até o topo estar bem castanho.
  • Agora se não tiveres o alguidar põe a massa numa forma forrada de papel anti-aderente e cobre a forma com outra forma ou com papel vegetal e leva ao forno quente a 225ºC durante 40 a 45 minutos.
  • Usa um palito para ver se o bolo está pronto (só espetar e ver se alguma massa vem colada), retira este do bolo e deixa arrefecer tapado antes de ir comer.

Notas

Pão de Ló Caseiro Na Itália, o doce chama-se Pan di Spagna , em homenagem ao rei Fernando VI da Espanha. Em Portugal, existem versões modificadas da receita de pão de ló que se tornaram símbolos dessas regiões, como o de Alfeizerão, o de Ovar, o de Margaride e o de Arouca. Ainda em Portugal, existe uma versão não original da receita chamado “pão de ló à brasileira”, totalmente diferente do original tradicional, principalmente por levar muito menos ovos. O bolo mais parecido com o pão de ló da culinária da Inglaterra e outros países de idioma inglês, inclusive da culinária dos Estados Unidos, é o sponge cake. Os primeiros portugueses que chegaram ao Japão no século XVI levaram consigo a receita de pão de Castela que se tornou num dos doces mais típicos do Japão, o Kasutera. Receita de Pão de Ló Caseiro
Palavras-chave bolo, caseiro, doce, esponja, massa, pão, pão de ló, receita
Deixe seu Comentário, apoie o site com um pix de qualquer valor “[email protected]

Pão de Ló Caseiro

Na Itália, o doce chama-se Pan di Spagna , em homenagem ao rei Fernando VI da Espanha.

Em Portugal, existem versões modificadas da receita de pão de ló que se tornaram símbolos dessas regiões, como o de Alfeizerão, o de Ovar, o de Margaride e o de Arouca.

Ainda em Portugal, existe uma versão não original da receita chamado “pão de ló à brasileira”, totalmente diferente do original tradicional, principalmente por levar muito menos ovos.

O bolo mais parecido com o pão de ló da culinária da Inglaterra e outros países de idioma inglês, inclusive da culinária dos Estados Unidos, é o sponge cake.

Os primeiros portugueses que chegaram ao Japão no século XVI levaram consigo a receita de pão de Castela que se tornou num dos doces mais típicos do Japão, o Kasutera.

Receita de Pão de Ló Caseiro

Ingredients – ingredientes:

  • 5 Ovos
  • 10 Gemas
  • 200 gr de Farinha
  • 300 gr de Açúcar
Receita de Pão de Ló Caseiro
Receita de Pão de Ló Caseiro

Pão de Ló Caseiro

Instructions – Modo de Preparo

  1. Numa tigela grande deita os ovos e gemas e começa a bater com uma batedeira acrescentando o açúcar aos poucos até ficar tudo incorporado, tens de bater pelo menos uns 20 a 30 minutos (que tradicionalmente era batido á mão por muito mais tempo), tu queres uma creme super suave e batido.
  2. Passado esse tempo, vais começar a incorporar a farinha peneirando e envolvendo com a ajuda de uma colher de pau até toda a farinha estar envolvida.
  3. Agora tradicionalmente o o Pão de Ló é feito num alguidar de cerâmica para pão de ló que é forrado com folhas de papel cavalinho de forma a criar um selo para o Pão de Ló (e também cria uma forma tradicional para transportar o Pão-de-Ló).
  4. Depois de deitares a massa no alguidar forrado, tu tapas com outro alguidar e levas a cozer num forno quente a uns 225ºC durante 40 a 45 minutos até o topo estar bem castanho.
  5. Agora se não tiveres o alguidar põe a massa numa forma forrada de papel anti-aderente e cobre a forma com outra forma ou com papel vegetal e leva ao forno quente a 225ºC durante 40 a 45 minutos.
  6. Usa um palito para ver se o bolo está pronto (só espetar e ver se alguma massa vem colada), retira este do bolo e deixa arrefecer tapado antes de ir comer.

Comente o que achou da receita compartilhe e siga no instagram Sua opinião e muito importante.

Por favor, avalie essa Receita

1 comentário

Deixe sua opinião