Dicas Para Deixar suas Carnes Mais Macias

Dicas Para Deixar suas Carnes Mais Macias 5/5 (1)

Receita de Dicas Para Deixar suas Carnes Mais Macias, Para obter o melhor resultado na cozinha, você precisa escolher bem qual tipo de carne deve utilizar no preparo de cada prato, e como deixa- la tenra e macia, acompanhe alguma Dicas Para Deixar suas Carnes Mais Macias.

Se você é uma daquelas pessoas que tentam preparar uma carne macia e acabam errando no ponto, os Chefs têm algumas dicas para você acertar a mão e deixar o seu assado ou cozido mais saboroso.

Assar… não é queimar

Neste modo de preparo, a carne pode ser feita de duas maneiras: cozida primeiramente para depois ser colocada no forno ou então ser assada diretamente. Os tipos mais recomendados para assar são fraldinha, maminha, coxão duro, coxão mole, alcatra, contrafilé, patinho, acém e picanha.

O ideal é que elas sejam assadas sempre inteiras e, no momento de servir, cortadas no sentindo contrário das fibras. Isso faz com que as fibras fiquem menores e a carne mais macia.

O tempero

Para deixar as carnes saborosas, bons temperos são fundamentais e podem ser introduzidos no alimento com antecedência, até mesmo no dia anterior.

A dica é utilizar elementos naturais. Boas opções são uma mistura de sal grosso e ervas (alecrim e tomilho, por exemplo) ou então uma pasta feita com manteiga, alho e sal. No caso da maminha, ela também fica ótima com um pouco de mostarda por cima.

Cozinhar… não é ensopar

As carnes mais indicadas para o cozimento são acém, coxão mole, coxão duro, cupim, lagarto, patinho, alcatra e filé mignon. É possível cozinhar a peça inteira ou então cortá-la de acordo com a receita.

No caso do estrogonofe, ela pode ser fatiada em tirinhas. Se for fazer um cozido com tubérculos (como batata e mandioca) e legumes ou um ensopado, corte tanto a carne quanto os acompanhamentos em cubos e, de preferência, no mesmo tamanho.

Assim como as carnes que serão assadas, as que irão para a panela, inclusive a de pressão, podem ser temperadas com antecedência. Algumas sugestões de tempero são: salsão, alho poró, sal, cebola, alho, manjericão, alecrim, tomilho, sálvia e louro.

Também pode-se colocar vinho para deixar a peça ainda mais macia e saborosa.

Grelhar… Não é tostar

Se essa é a sua opção preferida, o ideal é optar pelos bifes, que podem ser de alcatra, picanha, maminha, contrafilé ou filé mignon.

Nestes casos, o indicado é que o bife tenha 10 mm de espessura para poder cozinhar por dentro e não queimar por fora. E a chapa tem de estar bem quente para manter a maciez do alimento.

Fora isso, a carne deve ser sempre cortada no sentido contrário ao das fibras. Antes de colocá-la na grelha, vale untar a chapa com um pouco de óleo.

Outra dica importante: não fique virando o alimento. O mais indicado é deixar grelhar um pouco de um lado e um pouco do outro lado, e só.

Quanto aos temperos, eles devem ser colocados no momento do preparo. Isso porque se a carne for temperada com muita antecedência, o sal irá desidratá-la, deixando-a fibrosa e dura.

A recomendação é usar sal grosso (menos no filé mignon) ou então sal marinho tradicional e pimenta do reino.

Fritar … não é encharcar

Normalmente, o que se frita são as carnes empanadas. Mas também é possível fritar os bifes. É mais ou menos como se fosse fazer um grelhado, só que, ao invés da chapa, se usa uma frigideira com um pouco de óleo (ou manteiga, se preferir).

As carnes indicadas para fritura são alcatra, contrafilé e filé mignon. E assim como nos demais modos de preparo, elas também têm de ser cortadas no sentido contrário ao da fibra. O tempero sugerido, que tem de ser colocado na hora, é sal e pimenta do reino.

O sal grosso não deve ser usado, pois ele junta muita água na frigideira por conta da temperatura não tão elevada.

Neste modo de preparo recomenda-se retirar o excesso de gordura da carne. E, para que ela fique o mais macia possível, sele-a bem para fechar a sua superfície e evitar a perda dos sucos. Para isso, basta dourar de um lado e virar uma única vez para dourar do outro lado.

Dicas Para Deixar suas Carnes Mais Macias

Dicas Para Deixar suas Carnes Mais Macias
Dicas Para Deixar suas Carnes Mais Macias – Carnes Bovinas

Carnes Bovinas

  1. Frite o bife em frigideira de fundo grosso – e misture manteiga e um fio de óleo para a fritura.
  2. Não espete a carne durante a fritura, senão, ela perderá o suco natural e acabará ressecada. Para virar, use uma pinça ou espete o garfo apenas no cantinho.
  3. Tempere assados e grelhados só na hora de preparar. Isso porque temperar de véspera desidrata a carne, endurecendo-a.
  4. Banhe a carne com caldo de abacaxi – pode usar leite de folhas de mamoeiro também. Isso antes de temperá-la.
  5. Não adicione água fria em ensopados. Qualquer líquido deve ser previamente aquecido.
  6. Acrescente bicarbonato de sódio em cozidos, principalmente de costela, músculo,lagarto e coxão duro. Uma colherzinha no tempero basta. Se não tiver bicarbonato, use fermento em pó ou vinagre com azeite. E deixe na geladeira.
  7. Cozinhe a peça inteira na cerveja: você precisará de uma lata para cada quilo de carne.Mergulhe o bife de fígado no suco de laranja. Em alguns minutos, a acidez da carne estará eliminada.
  8. Deixe o churrasco de molho em sal, limão, suco de laranja e refrigerante à base de cola.
  9. Asse a picanha com a gordura para cima: a estratégia evita a perda da umidade natural.

Frangos

Dicas Para Deixar suas Carnes Mais Macias
Dicas Para Deixar suas Carnes Mais Macias – Carnes Frangos
  1. Pincele o frango assado com manteiga, mas óleo ou margarina também servem. Depois, é só cobrir com papel-alumínio e levar ao forno para assar.
  2. Prepare um caldo de legumes. Quando estiver fervendo, acrescente o peito de frango, espere um minuto, desligue o fogo e deixe-o mergulhado por mais dois minutos.
  3. Deixe a carne marinar no shoyu com leite de coco e só tire no dia seguinte.
  4. Adicione meio copo de cerveja clara no tempero. Vale acrescentar um pouco de vinagre, vinho branco ou conhaque, deixando a carne descansar.
  5. Tempere com vinagre: depois de descansar no vinagre durante, pelo menos, uma hora, a carne ganhará um sabor especial.
  6. Coloque uma pitada de fermento em pó no tempero para amaciar a carne. Bicarbonato de sódio também funciona.

Carnes de Porco

Dicas Para Deixar suas Carnes Mais Macias
Dicas Para Deixar suas Carnes Mais Macias – Carnes Porco
  1. Deixe a carne marinar doze horas mergulhada no tempero é o mínimo. E adicione um pouco de vinho branco seco.
  2. Asse o lombo no “bafo”: envolva a assadeira com papel-alumínio, sem deixar frestas, e leve ao forno (baixo).
  3. Regue o pernil com molho. A carne também deve estar embrulhada em papel-alumínio. Como no caso da picanha, vire a gordura para cima, assim ela penetra nas fibras.
  4. Acrescente suco de laranja ao tempero, pois ele amacia qualquer tipo de carne suína.

Carnes Peixes

Dicas Para Deixar suas Carnes Mais Macias
Dicas Para Deixar suas Carnes Mais Macias – Carnes Peixes
  1. Tire a cabeça só depois de assado, senão, a parte cortada sobrará seca e dura.
  2. Deixe de molho no leite antes de temperar por alguns minutos. Se o peixe for congelado, descongele diretamente no leite, assim ele ficará com gostinho de fresco

Dicas dos Chefs

Conhece mais alguma dica ou truque? Deixe nos comentários.

Comente o que achou da receita compartilhe e siga no instagram Sua opinião e muito importante.

Por favor, avalie essa Receita

Deixe sua opinião